Nivo Slider

Anuncio

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Prova de Potuguês 4º ou 5° ano

I- Leitura Interpretativa:

1) Leia o texto com atenção:

“O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor”
Retrocesso
    O visitante estranhou porque, quando o levaram para conhecer a sala de aula do futuro, não havia uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a outra era acolchoada.    Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras, números e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto. Uma comandava a sala, tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem com a sua presença dinâmica, a outra dava a impressão de estar esquecida ali, como uma experiência errada.
    O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos cientificamente testados durante anos.          Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo que botões apertar.)
    — Fantástico! — comentou o visitante.
    — Não é? — concordou o técnico, sorrindo com satisfação.
    Foi quando uma das crianças, errando o botão, prendeu o dedo no teclado da professora-robô. Nada grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos infantis.            Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro robô acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criança que chorava e a pegou no colo com os braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto numa voz parecida com a do outro robô, só que bem menos metálica. Passada a crise, a criança, consolada e restabelecida, foi colocada no chão e retomou seu lugar entre as outras. A segunda professora-robô voltou para o seu canto e se desligou enquanto a primeira voltou à vida e à aula.
    — Fantástico! — repetiu o visitante.
    — Não é? — concordou o técnico, ainda mais satisfeito.
    — Mas me diga uma coisa... — começou a dizer o visitante.
    — Sim?
    — Se entendi bem, o segundo robô só existe para fazer a parte mais, digamos, maternal do trabalho pedagógico, enquanto o primeiro faz a parte técnica.
    — Exatamente.
    — Não seria mais prático — sugeriu o visitante — reunir as duas funções num mesmo robô?
    Imediatamente o visitante viu que tinha dito uma bobagem. O técnico sorriu com condescendência.
    — Isso — explicou — seria um retrocesso.
    — Por quê?
    — Estaríamos de volta ao ser humano.
    E o técnico sacudiu a cabeça, desanimado. Decididamente, o visitante não entendia de futuro.

                                                                                                                       Luís Fernando Veríssirno.
II- Interpretação de texto:

1)Responda de acordo com o texto:

a) Quais as características das professoras descritas no texto?
R-____________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

b) Na aula do futuro, como agiriam os alunos quando tivessem alguma dúvida?
R-____________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

2) Na sua opinião, a professora-robô é diferente das professoras que você conhece? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Numere as frases de acordo com a ordem de acontecimentos do texto:

(   ) Uma das crianças prendeu o dedo no teclado.
(   ) O visitante estranhou, quando o levaram para conhecer a sala de aula, havia duas professoras.
(   ) O aluno que machucou o dedo começou a chorar.
(   ) O técnico sacudiu a cabeça desanimado.
(   ) A segunda professora voltou para o seu canto e se desligou, enquanto a primeira voltou a dar aula.
(   ) O visitante viu que dito uma bobagem.
(   ) O visitante acompanhou uma aula do futuro.

4) Marque com (X) na resposta correta:

*O significado de retroceder é:
(   ) realizar alguma coisa
(   ) melhorar o ensino.
(   ) voltar para trás
(   ) nenhuma das respostas.

III- Conhecimentos Gramaticais:

1)Leia as frases e classifique-as em : afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.

a)Eu gosto de sorvete com calda de morango.   __________________________________________
b)Maria não foi trabalhar hoje.   _____________________________________________
c) Onde você comprou essa bolsa?   _____________________________________
d)João é muito estudioso.   _____________________________________
e)Nossa, que dia lindo!  ____________________________________
f) Priscila, lave a louça agora!   _____________________________________________

2)Transforme as frases afirmativas em negativas:

a)Comprei um lindo cordão.______________________________________________________________
b)Nós andamos de bicicleta.______________________________________________________________
c)Gosto muito de chocolate.______________________________________________________________
d)Minha mãe me deu presente.____________________________________________________________

3)Escreva se as palavras abaixo são: oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

a) céu-______________________   b) táxi-__________________    c)café-____________________
d) escorpião-_________________  e) árvore-_________________  f) parágrafo-_________________

4)Qual é o substantivo coletivo de:

a)abelhas? ________________        e)ladrões?-_____________________
b)livros?__________________        f)uvas?________________________
c)flores?__________________        g)pássaros?_____________________
d)leis?___________________         h)lobos?_______________________

5)Passe as frases para o plural:

a)Comprei uma blusa, um tênis e uma calça.
_________________________________________________________________________

b)Ela é uma modelo muito bonita.
_________________________________________________________________________

c)O  brasileiro é lindo.
_________________________________________________________________________

6) Destaque o que se pede:

a) Joana fez um bolo delicioso.
Substantivo próprio-______________________
Substantivo comum-______________________
Verbo-__________________
Artigo__________________
Adjetivo_________________

b)Oba! Ela  voltou rápido!
Interjeição-____________________
Advérbio-_____________________
Verbo-_____________________
Pronome-___________________

c)Comi a metade da pizza, mas não fiquei satisfeita.
Verbos-____________________
Artigo-____________________
Numeral-___________________
Substantivo comum-___________________
Conjunção-____________________
Advérbio-_____________________

7) Complete as frases com os verbos nos tempos indicados nos parênteses :

a) Paulo ________________  uma bola de futebol.(ganhar-presente)
b) Ana e Tião _______________ ontem. (sair - pretérito-perfeito)
c)Eu _____________________ com meus amigos sábado.(brincar - futuro)
d)Nós ___________________ todos os brinquedos.(vender - pretérito-perfeito)
                                    “A minha maior alegria é ver o seu sucesso.”Boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário